quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ideia de jerico

Autoridades paulistanas querem cadastrar os flanelinhas e guardadores de carro da cidade. É a mais completa ideia de jerico. Querem dar caráter oficial a uma atividade ilegal que nada mais é do que uma transferência de renda sob coação, uma extorsão. , ou seja, um crime. Por que, ao estacionar em área pública, tenho que dar dinheiro a um sujeito que está na rua dizendo que vai “tomar de conta” do meu carro? Ele vai se responsabilizar legalmente e financeiramente se ocorrer algo com o carro? Não vai. Isso não é coisa de país civilizado. Vai um sujeito ficar na rua cobrando para as pessoas poderem estacionar lá nos EUA, por exemplo. Vai preso por vagabundagem.

Na verdade, existe lei federal, de 1975, que prevê a profissão do flanelinha, vejam só. São os “guardadores e lavadores autônomos de veículos automotores”. Após registro e o cumprimento de algumas exigências, o sujeito pode exercer a profissão. Tem mais: o pagamento pelo serviço é opcional e o flanelinha é responsável pelo carro e pelos objetos nele deixados. Uma coisa dessas só funciona na cabeça dos nossos legisladores. É o que mencionei no artigo das sacolas. Criam-se leis estapafúrdias que, na prática, são difíceis ou impossíveis de serem cumpridas. Quem vai fiscalizar o cumprimento dessa e de outras leis? Ah, Brasil!

2 comentários:

  1. fala flamenguista!! Novidade: tem flanelinha em washington DC SIM!!! Nas ruas pertos dos points a garotada tem q liberar um trocado pros flanelas.. logico q nao rola a coacao, mas rola uma pressao pra ajudar o mulambo q ta ali querendo um pro pao/cachaca.. engracado q meu marido contando da america, disse q nao tinha flanelas, e da primeira vez q estacionamos o carro em DC, a 11 anos atras, veio logo um, com flanela e tudo na mao, pedindo um dimdim.. bjao

    ResponderExcluir
  2. Uia! Pois nunca tivemos um encontro desses com os flanelas de DC. Da próxima vez que for aí, vou ficar de olho.
    E no domingo tem Clássico dos Milhões. O Machão da Gama vem com tudo, mas não vamos dar mole pra eles, ainda mais depois que pegaram uma música da Lady Gaga para usar como canto da torcida. Mengão na cabeça!

    ResponderExcluir