quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Goiânia e a Copa de 2014

Que Brasília que nada! Minha torcida é para que Goiânia seja a cidade da região centro-oeste escolhida para ser uma das sedes da Copa de 2014. Mas antes que meus leitores da capital decidam me receber no aeroporto de pau e pedra na mão na próxima vez em que eu for à cidade, explico meus motivos.

Brasília tem político demais. Já imaginaram a farra que vai ser a distribuição de ingressos para camaradas, colaboradores, cupinchas e outros tantos? A secretária do senador vai certamente ganhar ingressos para ela e o marido não perderem nenhum jogo. Os assessores dos gabinetes dos deputados distritais tampouco ficarão de fora. E os empreiteiros que tocaram as obras necessárias para acolher o torneio? Claro, também serão agraciados. Não vai haver ingresso que chegue.

Pessimista, eu? De jeito nenhum! Sou, antes, um realista. Na Copa da Alemanha, a venda de ingressos foi controlada de perto pela FIFA e realizada pelo site oficial do organismo. Será que vai funcionar assim no Brasil? Fico me lembrando da confusão que foi a venda antecipada de ingressos para os shows do U2 na última visita da banda irlandesa ao Brasil. Pelas notícias que li, imperou a desorganização. Venda de ingressos no nosso país, sobretudo para partidas de futebol, me traz à mente imagens de longas filas nas bilheterias dos estádios; torcedores num sufoco danado, esperando horas e se empurrando para, não raro, saírem de mãos vazias; cambistas abocanhando a maior parte das entradas; a polícia descendo a borracha para tentar organizar a turba. Será que vai ser assim em 2014?

A Copa de 2010, na África do Sul, vai me ajudar a tirar essa teima. Se não houver problemas graves de organização, aumenta um tiquinho a minha esperança de que terei alguma chance de conseguir comprar ingressos para levar o Rodrigo a pelo menos um jogo em 2014. Mas aí surge outro problema: o preço. Vão tirar o couro da gente. Já criei um fundo para a Copa, para ir poupando um dinheirinho para não ter que ir de chapéu na mão ao banco tirar um empréstimo na véspera dos jogos.

Antes que me chamem a atenção, estou ciente de que já existem cinco cidades pré-selecionadas — Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília — e outras quatro cuja escolha é praticamente certa: Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador. Mesmo assim, não me deixo abater. Vai ser uma luta inglória, mas está lançada a minha campanha pessoal para tirar de Brasília a Copa e levá-la para Goiânia. Aguardo adesões.

Um comentário:

  1. apoiado. eu tava na alemanha até um pouco antes da copa. prefiro nem pensar nisso e comprar um estoque de lexotan com rivotril.

    krishna.

    ResponderExcluir