sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Viva o Rio, Viva o Brasil!

Estava almoçando com a Érica no California Pizza Kitchen, no Tysons Corner. Era um olho na Érica e outro no telefone, esperando o resultado. Não agüentei esperar sentado e, enquanto ela pedia a conta, fui para a frente de uma TV, sintonizada na CNN. Quando o sujeito mostrou o papel com Rio de Janeiro estampado, dei um pulo e gritei. Segundo a Érica, consegui chamar a atenção de todo o restaurante. Mas e daí?! Fiquei extático, contendo as lágrimas, que já tive de conter mais de uma vez desde então.

Que boa notícia, para os cariocas e para nós brasileiros. Quantos já não se perguntaram o que houve com o Rio para ele chegar aonde está, numa situação em que a denominação “Cidade Maravilhosa” muitas vezes parece não fazer sentido. Fico me lembrando das histórias que minha mãe me conta. Ela fez residência no Hospital do Fundão e costumava ir ao cinema com a mãe e as amigas, a pé, tarde da noite, no Largo do Machado. Hoje em dia é preciso um bocadinho de coragem para sair à noite no Rio. Os que moram lá dizem que não é bem assim, mas não é a impressão que a cidade passa.

Talvez o Rio nunca tenha se recuperado do baque de ter sido rebaixado e deixado de ser a capital da República. Será que foi isso? Muita gente até hoje não entende por que os cariocas votam do jeito que votam. Sempre seguiram uma linha própria deles. Outros acreditam que a derrocada do Rio se deve ao fato de que o povo de lá se acha mais “ixxxperrrrto” do que os demais mortais, abençoados por Deus e bonitos por natureza. Um povo que sempre pensou que não precisava se preocupar porque as coisas se arranjariam cedo ou tarde. É chegada a hora.

Que a concretização do sonho olímpico ajude o Rio a se reerguer e mostrar sua pujança. Os cariocas podem contar com a ajuda dos demais brasileiros. Oxalá o Rio possa ser mais maravilhoso do que nunca e nos encha ainda mais de orgulho. Vejo todos lá em 2016, onde estarei, espero, trabalhando.

2 comentários:

  1. right on, count me in!

    let's work to make rio16 a truly olympic event!

    or something like it, at least...


    E.

    ResponderExcluir
  2. Menino, estava eu displicentemente ouvindo a tv e me arrumando pra sair, já atrasada mas queria saber o resultado. Eu achava que não estava nem aí pra essa coisa toda, se fôssemos escolhidos seria legal mas se também não fosse não me preocuparia... engano meu, quando ví o nome "Rio de Janeiro" estampado no papel me subiu dos pés a cabeça um arrepio e não pude conter as lágrimas, chorei igual criança, abri mesmo o bocão, fiquei emocionada... é aquele velho papo "dignidade djáááá!!!" É o meu país e tudo o que se aplica a ele... eu sou brasileira e não desisto nunca!!
    Beijos lindão!!

    ResponderExcluir