quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Vítimas do mesmo mal

Câncer de pâncreas. Um dos mais terríveis. Agressivo e de difícil diagnóstico, ao ser detectado normalmente já está em estágio avançado. E o fato de o pâncreas estar ali escondidinho atrás do estômago dificulta uma intervenção cirúrgica.
Nas telas, Patrick Swayze foi ótimo como dançarino, leão-de-chácara, fantasma, drag queen. Marcou a minha geração. Mas, com esse currículo todo, ele ainda perde para a Renilde. Minha prima, queridíssima, também vítima de um CA de pâncreas, nos deixou em março do ano passado. Entre tantos predicados, fazia um pato no tucupi e uma maniçoba como poucos. E tinha mais, sempre guardava o melhor pedaço do pato pra mim. Era o jeito dela.
A Nilde se foi sem saber que me ajudou a abrir os olhos e ver que a situação em que me encontrava naquela época não era um problema, mas tão somente um empecilho, um pequeno obstáculo a ser transposto. Por tudo isso, lhe serei grato pelo resto da vida.

Um comentário: