quarta-feira, 27 de maio de 2009

Memorial Day (1)

A última segunda-feira foi feriado. Foi o Memorial Day, o dia reservado aqui nos EUA para lembrar os americanos mortos nas várias guerras de que o país participou. É gente que não acaba mais. Para se ter uma idéia, só no cemitério nacional de Arlington estão enterrados os corpos de mais de 300 mil.

Mas não é esse o foco deste texto. Assim como boa parte dos feriados aqui nos Estados Unidos, o Memorial Day não cai numa data específica, mas sim num dia da semana pré-estabelecido. Mas como assim? O Memorial Day cai na última segunda-feira de maio. Dessa forma, a data sempre varia. Este ano, foi 25 de maio; ano que vem, será no 31 de maio. Com a exceção do Dia de Ação de Graças (última quinta-feira de novembro) e do 4 de julho (dia da independência), do Dia de Natal e do primeiro dia do ano, todos os outros feriados caem em segundas-feiras.

Eu acho esse sistema ótimo, para ser sincero. Assim, evita-se aquela farra que a gente vê no Brasil de dias de trabalho serem enforcados porque um feriado caiu na terça ou na quinta (ou até mesmo na quarta, em certas repartições públicas). Virei caxias de repente? Não é por aí. Num país como o Brasil, que ainda está longe de ser rico, não faz sentido jogar fora tantos dias de trabalho como se costuma fazer. Pelo que tenho visto ultimamente, essa preocupação não é só minha. Eu me recordo de ter visto umas duas reportagens sobre o assunto em telejornais da Globo. Numa, chegou-se até a calcular o prejuízo (milionário, vejam vocês) que o comércio do Rio tinha num dia enforcado em virtude de um feriado.

Eu ficaria satisfeito se me aparecesse algum político disposto a adotar o sistema à americana. Coitado, provavelmente lhe pespegariam a pecha de louco. Mas não custa tentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário