quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Para ver a Seleção

Nestes tempos de futebol globalizado, em que o futebol das grandes seleções se tornou um produto e à CBF resta apenas o direito de vetar os amistosos escolhidos por outrem, nos toca, por exemplo, assistir pela TV aos nossos craques enfrentarem um país sem tradição, num estádio que acomodava uns nove, dez mil torcedores e nem cheio estava. O principal interessado, o povão brasileiro, mais uma vez ficou a ver navios.

Sou do tempo em que as seleções européias vinham jogar os amistosos aqui, num estádio com nome terminado em “ão”, n'alguma capital do Nordeste, sob um calor senegalês. Os gringos, acostumados com o frio europeu, mal tinham gás para um tempo e aí era goleada do Brasil na certa. Hoje, a Seleção só vem aqui nas eliminatórias da Copa. E tome ingresso caro. O futebol, a alegria do povo, virou coisa de gente abastada, que pode pagar uma pequena fortuna por um ingresso.

E na Copa de 2014, vai ser ainda pior. Estive em Curitiba na semana passada e visitei a Arena da Baixada, o estádio do Atlético Paranaense, considerado o mais moderno do país. A mocinha que serviu de guia durante a nossa visita comentou que a previsão é de o ingresso mais barato para os jogos da Copa na Baixada custar uns 400 reais. Quem quiser ver um jogo da Copa no Brasil sem ter que recorrer a favor de ninguém, pode começar a fazer uma poupança e a torcer pela sorte. É bem possível que, mesmo com dinheiro suficiente no bolso, se consiga entrar no estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário